sexta-feira, 8 de abril de 2011

UM TRATAMENTO EFICAZ, PARA O PROFETA DEPRESSIVO

TEXTO PARA MEDITAÇÃO: I REIS 19: 11-12- “Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte, perante o Senhor. Eis que passava o Senhor e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave”.

Pelo fato do profeta Elias ter matado 450 profetas do deus pagão Baal e mais 400 também profetas e amigos íntimos da perversa rainha Jezabel, esposa do rei Acabe (conforme I Reis 18: 19 e 40), referida rainha decretou a pena de morte do profeta (I Reis 19:1-2). Conhecedor das maldades costumeiras de Jezabel, diz-nos o verso 3 do capítulo 19, que Elias temeu, pois sua vida estava correndo perigo.
Dispensou a companhia de seu ajudante (verso 3) e foi se isolar no deserto, sentou-se  em baixo de uma árvore, e pôs - se a lamentar e a pedir a Deus a morte. Com essa atitude, o grande profeta tido como um gigante em oração estava apresentando visíveis sintomas de alguém depressivo. Movido por um grande desânimo, Elias caiu em um profundo sono. O Senhor nosso Deus, que observa as nossas aflições e fraquezas, veio em socorro do seu servo. Diz-nos o texto seguinte que um anjo acordou Elias e mandou que ele se levantasse e comesse. O alimento havia sido providenciado de uma maneira sobrenatural. Isso ocorreu por duas vezes. Devidamente alimentado, Elias recobrou suas forças e pôs-se a caminhar em direção ao monte Horebe. Uma caminhada cuja duração foi de quarenta dias e quarenta noites (verso 8).
Queremos chamar sua atenção para o tratamento inicial que Deus aplicou ao depressivo Elias: “uma refeição, uma boa noite de sono e mais uma refeição”.
Chegando ao referido monte, o profeta logo procurou uma caverna e lá ficou escondido. Mas Deus o encontrou porque nada fica oculto aos Seus olhos: “Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua presença? “(Salmos 139:7).
Elias não estava ainda totalmente restabelecido daquela situação em que se encontrava. Deus, no entanto tem Sua maneira peculiar de nos tratar de acordo com as nossas condições. Elias estava passando por momentos de grandes dificuldades, com sua área emocional bastante debilitada. Deus tinha um importante trabalho para Elias realizar, no entanto ele ainda não se encontrava totalmente em condições físicas e psicológicas de receber tão árdua tarefa.

Foi então que o Soberano Deus agiu de uma maneira muito peculiar: não falou com o profeta através do forte vento, nem através do terremoto, e nem do fogo, mas através de um cicio ou um rumor brando e suave (versos 11 e 12), pois era exatamente Daquela voz mansa e tranqüila que o profeta esta carecendo naquele momento, para que seu coração pudesse se acalmar.
Vendo o Senhor que Elias já se encontrava em condições psíquicas de receber a tarefa, ordenou: volta para o teu caminho no deserto de Damasco, unge Hazael para rei da Síria, unges Jeú para rei de Israel e a Elizeu ungirás profeta em teu lugar. Recebida a incumbência Elias foi e obedeceu e fez tudo conforme o Senhor lhe ordenara.
Para meditação: todos nós temos momentos de fraquezas e deficiências, mas nunca devemos nos esquecer que o nosso Deus está atento e sempre vem em nosso socorro. Foi assim com o extraordinário profeta Elias e com tantos outros grandes homens de Deus que encontramos através das páginas da Bíblia, e assim é também conosco, pois um de Seus atributos é a imutabilidade.  AMEM.