sábado, 20 de fevereiro de 2021

 

A MORTE DO AMIGO DE JESUS:

JOÃO 11: 1- “UM CERTO HOMEM CHAMADO LÁZARO, DE BETÂNEA, DA ALDEIA DE MARIA E DE SUA IRMÃ MARTA, ESTAVA DOENTE”;

 11:3 “ASSIM SENDO, AS IRMÃS DE LÁZARO MANDARAM DIZER A JESUS: SENHOR EIS QUE AQUELE A QUEM AMAS ESTÁ ENFERMO.

 

ANALISANDO ESSES DOIS VERSOS:

 

Essa era uma família comum como as nossas famílias: tinha problemas, adquiria enfermidades e também seus componentes estavam sujeitos a morte.

Vimos até aqui que amigos de Jesus também adoecem e morrem. (Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33).

As irmãs mandaram avisar o amigo Jesus, mas usaram um argumento como que para mexer com os Seus sentimentos: aquele a quem amas está enfermo.

11:4: E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

11: 6 “Contudo, quando soube que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias no lugar onde estava”.

ANALISANDO:

Depois dos dois dias Jesus decide atender o pedido de Marta e Maria. Só que o enfermo havia morrido nesse intervalo.

Agora é que vamos entender porque Jesus esperou dois dias e porque Ele disse que a enfermidade de Lázaro era para Gloria de Deus.

11:17 “Ao chegar, encontrou Lázaro já sepultado havia quatro dias.

Quando Jesus decide em ir à casa dos amigos, leva mais dois dias no percurso.

 

 

Era exatamente isso que Ele tinha em mente: CHEGAR DEPOIS DE TRÊS DIAS. Vamos entender melhor essa questão:

Naquela época havia uma crença entre muitos judeus de que a alma ficava perto do corpo por três dias após a morte, na esperança de retornar a ele. Decorrido esse prazo, ou seja, no quarto dia a pessoa era considerada morta.

Como já tinham se passado quatro dias, de acordo com esse entendimento, Lázaro não tinha mais chance de voltar à vida.

Entenderam porque Jesus não saiu logo correndo para atender as irmãs?

PORQUE A MORTE DE LÁZARO ERA PARA GLORIFICAR O NOME DE DEUS.

 Se Jesus chegasse antes do quarto dia, ninguém acreditaria Nele. Iriam alegar que a alma havia retornado ao corpo de Lázaro, de forma espontânea.

 

11:20 – nos diz que Marta soube que o Mestre estava já se aproximando, saiu ao Seu encontro. Ela queria muito falar com Jesus como vemos no verso 21:

 

11:21: Disse Marta a Jesus: “Se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”.

De maneira bem sutil, nos parece que Marta está dizendo para Jesus, eu e minha irmã mandamos avisar-lhe com tempo suficiente. Mas como o Senhor não se importou em vir o mais rápido possível, agora o nosso irmão está morto. Nada mais pode ser feito.

 

Não somente Marta pensou assim, como também alguns judeus que estavam na casa.

 

11:37- “E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?.

11:35- “Jesus chorou”

Por que Jesus chorou nesse momento, mesmo sabendo que Lázaro ia ressuscitar? – Com Sua natureza de 100% homem, Ele se comoveu ao ver o sofrimento das irmãs de Lázaro. Essa é Sua personalidade. Ele não é indiferente às nossas dores.

11: 39: “Determinou Jesus: Tirai a pedra. Preveniu-lhe Marta, irmã do falecido: “Senhor, ele já cheira mal, pois já se passaram quatro dias”.

Até aquele momento Marta ainda estava incrédula, a respeito de qual atitude Jesus iria tomar a respeito de seu irmão.

TIRAI A PEDRA: Jesus poderia ter removido a pedra com facilidade, usando apenas o poder de sua palavra, mas não foi isso que fez. Pediu aos homens ali presentes que removessem a pedra do lugar onde fora colocada.

Na verdade Jesus sempre gostou de envolver pessoas no seu trabalho. E naquele momento não foi diferente. Ressuscitar a Lazaro competia a Ele, mas remover a pedra pessoas podiam fazer.

 

11: 41-46: “Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.
Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito”.

A pedra fora removida. Agora o Médico dos médicos, Aquele que não se preocupa com o impossível, faz Sua parte. Mas antes ergue os olhos para o céu e faz essa célebre oração: “Pai, graças de dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas Eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que Tu me enviaste”.   

Jesus e o Pai sempre estavam em sintonia. Orou antes do milagre acontecer. Quis mostrar às pessoas presentes, que o poder emanava de Deus.

Com firmeza na voz e total controle da situação, determina ao amigo Lázaro que saísse do túmulo.

Novamente Ele envolve pessoas, quando ordenou: “desligai-o e deixai-o ir”.

Cumpriu-se o que Jesus havia dito em João 11:4: “Esta enfermidade não é para morte e, sim, para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela Glorificado”. Muitos creram Nele.

Amém. Glória ao Pai Eterno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário