TEXTO: EZEQUIEL 37: 1-10- O VALE DOS OSSOS SECOS.
Diz - nos o texto que Ezequiel foi conduzido pelo Espírito de Deus até aquele estranho lugar, e chegando ao local, Ezequiel é convidado a dar uma volta por toda a extensão do vale. Deus quis que ele observasse quão grande era a quantidade de ossos ali existentes. No entanto muito maior do que o vale e do amontoado de ossos, era a obra que Deus tinha reservado para o seu servo realizar.
É importante observarmos que Ezequiel não sabia por que estava ali, mas também nada questionou, ficou tão somente na dependência de Deus e aguardando o que estava reservado para ele naquele vale de ossos secos. Quão diferentes somos de Ezequiel nas nossas atitudes e decisões. Somos questionadores e impacientes e não vivemos na total dependência do nosso Criador.
O Senhor disse para Ezequiel: “profetize para esses ossos”, e foi nesse exato momento que Ele revestiu aquele homem de um tão grande poder, que o milagre aconteceu.
Esta é a mensagem de Deus para as nossas vidas. Ele quer revestir-nos com o mesmo poder que foi concedido a Ezequiel. Precisamos ouvir e entender a Sua voz: “profetize...fale”, pois revestidos com tal poder, muito haveremos de realizar.
Continuando a observar o texto, Ezequiel falou àqueles ossos e o que aconteceu foi algo por demais marcante. Os corpos começaram a se formar: cada osso foi se unindo ao seu semelhante, conforme mencionam os versos 7 e 8, os músculos ocuparam seus lugares (são responsáveis pelos nossos movimentos, e ajudam na sustentação do corpo),o sangue começou a circular através das veias e vasos sanguíneos, o coração pulsando e todos os demais órgãos funcionando com total precisão.
E por fim o sopro de vida foi concedido (versos 9 e 10) a vida estava recriada naquele amontoado de ossos secos.
O versículo de nº.10 relata-nos que aqueles ossos agora com as vidas restabelecidas, formaram um exercito grande em extremo.
Quando estamos assim revestidos do poder de Deus, nós podemos todas as coisas. O apóstolo Paulo, após o encontro com Cristo na estrada de Damasco, conforme Atos 9: 4-6, adquiriu tamanho poder que ao escrever aos Filipenses, no capitulo 4:13, ele afirma: “Posso todas as coisas Naquele que me fortalece”.
O profeta Jeremias foi revestido por este poder, no momento em que o Senhor toca em seus lábios (Jeremias 1: 6-10). E que grande trabalho realizou aquele homem, que extraordinário pregador, a ponto de dizer com toda convicção que a mensagem de Deus, queimava dentro do seu coração (Jeremias 20:9).
Falando um pouco sobre Josué (Deut. 31:23), Deus lhe disse: Seja forte e corajoso e Eu estarei com você. Que homem poderoso foi Josué. Sendo o substituto de Moisés, conseguiu conduzir com grande sabedoria, os israelitas pelo deserto até a terra prometida.
O que falar do profeta Daniel, homem que recebeu de Deus um tão grande poder, que, além de contar ao rei Nabucodonozor o que ele havia sonhado, ainda deu a interpretação correta do sonho (Daniel 2:19).
Finalizando podemos dizer que Deus trabalha com os seus servos fieis, de maneira diferente como foi nos exemplos citados.
Não sabemos como Ele quer agir na vida de cada um de nos: talvez nos levando para “um vale de ossos secos” (como Ezequiel), “deixar-nos prostrados ao chão” (como Paulo), “tocar os nossos lábios” (como Jeremias), ou simplesmente “ordenar que sejamos corajosos que Ele estará conosco” (como Josué), ou ainda dar-nos “sabedoria para realizarmos o impossível aos nossos aos olhos humanos” (como foi com Daniel).
Não sabemos como é o Seu agir, o importante é estarmos na sua dependência e prontos a obedecer.
Esse é o grande segredo: obediência a toda prova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário