terça-feira, 22 de março de 2011

QUANDO DEUS ABRE UMA PORTA

Capítulo 2:1 – Jesus se identifica para a Igreja de Éfeso: “Eu sou aquele que conservo na minha mão direita as sete estrelas e ando no meio dos sete candeeiros de ouro”.
Mão direita – sempre é vista como símbolo de proteção (Isaias 41:10). Isto significa que o líder da Igreja, deve estar seguro e sob os cuidados de Cristo.

Andar no meio dos sete candeeiros de ouro: Cristo não pode ser visto em nenhum outro lugar da Igreja. Ele está sempre  no meio da Igreja para sondar, observar e avaliar os seus atos. De acordo com que vê, tanto pode elogiar, como repreender.
Candeeiro: era um vaso destinado a fornecer luz e era alimentado por óleo. A Igreja deve ser luz em um mundo escuro, marcado pelo pecado. A Igreja não é fonte de luz, pois a fonte é Cristo, mas ela deve refletir o brilho recebido.

O Senhor Jesus, antes de pronunciar qualquer julgamento ao mundo, Ele primeiro julga e mostra os êrros da Sua Igreja. Ele corrige, porque a ama. A Noiva do Cordeiro precisa ter uma vida de santificação e é isto que Cristo requer de cada um de nós.

Vejamos como foram avaliadas aquelas sete Igrejas: Esmirna e Filadélfia - receberam elogios e nenhuma repreensão;
Laodicéia - não foi elogiada, só repreendida;
Éfeso, Pergamo, Tiatira e Sardes - foram elogiadas, mas também repreendidas.

Éfeso: (Apocalípse 2:1-7) - Essa igreja abandonou o primeiro amor; estava se distanciando de Deus. Já não era tão fervorosa como no princípio.
A doença que tem atingido muitos cristãos dos nossos dias. Sintomas: não sentir prazer na leitura da Bíblia, na oração, em dizimar, em estar envolvido com os trabalhos da Igreja. É o crente apático e espiritualmente desanimado.
Quando estes sintomas começam a se manifestar é necessário imediatamente procurar a ajuda do Médico que conhece todas as nossas enfermidades e pode nos curar.
No caso da Igreja de Éfeso, o Senhor Jesus faz uma séria advertência: era necessário um profundo arrependimento e voltar a ser a Igreja nos moldes do seu início; caso isso não ocorresse, ela deixaria de ser luz naquele local.

Pérgamo (Ap. 2: 12-17) e Tiatira (2: 18-29) – Jesus, analisando o comportamento dessas duas Igrejas, verificou que ambas estavam cercadas de um grande perigo, e cometendo pecados muito idênticos.
Falsas doutrinas estavam sendo implantadas com total permissão da liderança: como a doutrina de Balaão que incitava o povo à prática da idolatria e de certas imoralidades (ver Num.31:16); a doutrina dos nicolaítas que também incentivavam a idolatria.
Não satisfeita com essas influências malignas, a Igreja de Tiatira foi mais além, permitindo que os seguidores dos ensinamentos malígnos de Jezabel (esposa do rei Acabe), fossem divulgados no seio da igreja.
A Igreja precisa ser zelosa quanto ao que está sendo ensinado. O que não estiver fundamentado na Bíblia deve ser rejeitado. A cobrança por parte de Deus virá e disso não temos dúvidas.

Sardes (Ap. 3: 1-6) – Essa é a Igreja morta espiritualmente. Os seus atos não têm agradado ao coração de Deus. Quase toda a Igreja estava contaminada, com exceção umas poucas pessoas (nem todos que me chamam Senhor, Senhor, herdarão o reino dos céus – Mateus 7:21).
A igreja de Cristo precisa influenciar o mundo e não se deixar contaminar por ele.
Uma igreja igual à de Sardes, precisa ser reavivada pelo poderoso agir do Espírito Santo. Só a busca incessante por esse poder, é que faz a igreja se levantar.

Laodicéia (Ap. 3: 14-22) – Jesus analisou Laodicéia e não pronunciou uma só palavra de elogio. Que triste realidade. Além de ser morna era também arrogante e pretensiosa, foi exatamente isso o que Ele encontrou.
Essa era uma Igreja com ótima situação financeira, por isso se julgava auto-suficiente (o verso 17: estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma).
A cidade de Laodicéia era muito conhecida pela produção de fina lã. Fabricava também dois medicamentos para tratamento dos olhos e ouvidos, e ainda um talco para fabricação de um excelente colírio.
Todos esses produtos tornaram Laodicéia uma das cidades mais ricas do mundo antigo.
Aquela Igreja estava inserida nesse contexto, mas Cristo que não olha a aparência e sim o coração, faz uma triste classificação: você Igreja, é miserável, infeliz, pobre, cega e nua .  

Esmirna (Ap. 2:8-11) e Filadélfia (Ap. 3: 7-13)- Essas duas Igrejas só receberam elogios e nenhuma crítica.

Vamos nos deter um pouco para falarmos sobre Filadélfia. Essa é a Igreja que está no coração de Deus, é a igreja dos nossos sonhos. Ela era perfeita em todos os seus atos: praticava o amor em toda sua extensão; não se desviou dos ensinamentos de Cristo.
A Igreja de Filadélfia olhava para as oportunidades e não para os obstáculos. Estava sempre disponível para realizar o trabalho, por isso o Senhor Jesus diz no verso 8: “ Eis que tenho posto diante de ti, uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar” .  
Irmãos é assim que precisamos ser. Quando uma porta no serviço de Deus nos é aberta temos que entrar por ela e fazer a nossa parte. Deus está precisando de pessoas comprometidas. Coloque-se à disposição Dele. Peça a Ele que abra uma porta de oportunidades para você trabalhar. Veja o que o apóstolo Paulo diz em Colossenses 4:3: “Suplicai ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à sua palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado”.

Quem tem ouvidos para ouvir, então ouça – significa que as cartas também foram endereçadas a cada um de nós. Só precisamos entender qual delas mostra a nossa realidade. O Espírito Santo vai lhe trazer o entendimento. Recorra à ajuda Dele. AMÉM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário