quinta-feira, 24 de março de 2011

ADQUIRINDO INTIMIDADE COM DEUS

TEXTO: Mateus 8: 23-27 : JESUS ACALMA A TEMPESTADE.

Mateus 8:27: E aqueles homens se maravilharam dizendo: "Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem ?".   

Às vezes somos motivados a estranhar a pergunta formulada no verso 27, pois ela causa-nos a impressão de uma incredulidade por parte dos discípulos.
No entanto se analisarmos o contexto, logo iremos entender que por ocasião desse acontecimento, aqueles homens estavam apenas no inicio de um aprendizado que se prolongaria por mais ou menos três anos.
Eles ainda não haviam desenvolvido uma intimidade maior com o Senhor Jesus Cristo, por isso entendemos que só obteriam a resposta para aquela tão importante pergunta, à medida que a caminhada com o Mestre fosse sendo intensificada.

E com cada um de nós acontece da mesma maneira. É necessário também adquirirmos essa intimidade com Jesus, para entendermos a grandiosidade do Seu ministério, como também a profundeza de Suas mensagens e ensinamentos.

A Bíblia nos ensina como podemos desenvolver este relacionamento com Jesus, pois ela nos mostra homens e mulheres que ao buscarem essa intimidade, se tornaram conhecidos como grandes servos (as) de Deus. Vejamos alguns destes exemplos:

ABRÃO : Abrão tornou-se um homem íntimo de Deus, através de sua constante adoração ao Senhor. Em vários textos no Antigo Testamento, podemos ver Abrão construindo altares ao Deus Eterno com a finalidade de adorá-lo: Gênesis 12: 7 – 8 (após Deus ter aparecido a ele); Gênesis 13: 18 (quando mudou-se para perto das árvores sagradas de Manre ao separar-se do sobrinho Ló); Gênesis 21: 33 (após uma conversa com Abimeleque).

Com esse grande homem que foi Abrão, aprendemos que para nos tornarmos íntimos de Deus é necessário construirmos também nossos altares de adoração.

DANIEL: Este profeta teve sua vida direcionada pela oração. Três vezes ao dia, abria as janelas de seu quarto e ali buscava a presença de Deus (Daniel 6: 10 e o 13). Foi assim que desenvolveu uma intimidade tão grande com o Eterno, que lhe foi concedido o privilégio de se tornar um dos homens mais sábios e influentes no império da Babilônia (Daniel 2: 48). Porém sobre tudo que aconteceu àquele servo fiel, o        que mais podemos destacar é que ele se tornou um homem muito amado no céu. (Daniel 9: 23 e 10:11).

Com Daniel aprendemos que para sermos amados no céu, é necessário  buscarmos a presença de Deus em nossas vidas através de constantes orações.

APÓSTOLO PEDRO :  um homem que apresentou muitas deficiências e falhas em seu comportamento, motivo de constantes preocupações por parte do Seu Mestre.
Jesus investiu sobremaneira em Pedro, discipulando-o constantemente e levando-o a todos os lugares por onde andava.
O convívio diário com Jesus, fez desenvolver naquele apóstolo uma intimidade tão grande, que num determinado dia, foi o único que conseguiu responder de maneira tão convicta à pergunta de Jesus: “e vós , quem dizeis que Eu sou?” e Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo” .

Pedro deixou-nos o ensinamento de que é necessário andarmos diariamente com Jesus, se quisermos nos tornar íntimos Dele.

APOSTOLO JOÃO : homem que por algumas vezes deixou transparecer suas falhas e fraquezas. No livro de Lucas 9: 51-54, ocasião em que os samaritanos se negaram a receber Jesus, o apóstolo e seu irmão Tiago, querendo ter um poder maior do que o do próprio Jesus, fizeram-lhe a seguinte pergunta: “O Senhor quer que mandemos descer fogo do céu para acabar com esta gente?”. O texto nos relata que ambos foram repreendidos. Em alguns outros momentos, vamos encontrar João e Tiago agindo de maneira não condizente com os ensinamentos recebidos.
Se continuarmos lendo os relatos a respeito da vida de João, observamos que Jesus também investiu grandemente em seu aprendizado. Era visto em todos os lugares em que Jesus estava, assim como Tiago e Pedro.
Parece-nos que João tornou-se o mais íntimo amigo de Jesus, tanto que ficou conhecido como “o discípulo a quem Jesus amava”.
E isso leva-nos a pensar que por ter buscado essa intimidade com Seu Mestre, João foi agraciado ao ser escolhido para receber todas as revelações dos fins do tempo, através do livro Apocalípse.

Com este apóstolo, aprendemos que se quisermos receber grandes revelações espirituais é preciso sermos amigos íntimos no nosso Senhor Jesus Cristo.

MARIA IRMÃ DE LÁZARO E DE MARTA: No livro de Lucas 10: 38-42 encontramos uma bela historia sobre a visita que Jesus efetuou a essa família. Conta-nos o texto que Jesus começou a ensinar aos que ali estavam presentes, quando Maria rompendo todas as tradições da época (não era permitido uma mulher ficar junto com os homens participando de algum evento), sentou-se aos Seus pés para aprender suas profundas lições.
A atitude de Maria fez com que conhecesse mais profundamente o Senhor Jesus. Por ocasião da morte de seu irmão Lazaro, observamos novamente Maria caída aos pés de Jesus e dizendo: ”Se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido”. Que fé inabalável; ela confiava plenamente que para Jesus tudo é possível.

Maria nos deixou a lição de que para conhecermos mais profundamente o Grande Mestre, é necessário cairmos a seus pés e aprendermos suas preciosas lições.

PARA MEDITAÇÃO:  se quisermos viver um cristianismo autêntico, se estamos interessados em obtermos grandes bênçãos espirituais, é de suma importância cultivarmos uma vida de adoração, de oração, de aprendizado e de uma caminhada diária com o Senhor Jesus Cristo.........  AMEM.

4 comentários:

  1. Realmente a intimidade com Deus é um processo diferente na vida das pessoas,para uns é lento por falta de busca e conhecimento da vontade de Deus, pois ele anseia que sejamos seus amigos, e o adore, e para outros , basta apenas uma palavra e a experiência acontece,como aconteceu na vida de Obede Edom.

    ResponderExcluir
  2. A biblib é maravilhosa a palavra de Deus é perfeita

    ResponderExcluir
  3. grato a Deus pela mensagem de intimidade com Deus obrigado

    ResponderExcluir