quinta-feira, 24 de março de 2011

O QUE É PECADO?

1.1-     A Bíblia nos ensina no livro de Romanos 3:23, que todas as pessoas são pecadoras . E o que é pecado ? É violar ou transgredir os ensinamentos de Deus. Pecamos quando nossas ações, palavras e até pensamentos são contrários à Sua vontade. Pecado é, portanto, desobediência à palavra de Deus e é um mal que   causamos a nós mesmos.
            No princípio de todas as coisas não havia o pecado na terra e o ser humano ( Adão e Eva ), vivia em comunhão com o Senhor (Gênesis 1: 27-31 ). No entanto, satanás, que havia sido expulso do Céu juntamente com 1/3 dos anjos que optaram por seguí-lo, não se conformando com essa comunhão, incitou o ser humano à desobediência e que assim pecando, ficou separado e distante do Criador (Gênesis 3:1-10). Em especial chamamos sua atenção para o versículo 10, para que você perceba que a primeira coisa que o pecado faz nas nossas vidas é nos afastar da presença do Senhor ( ler também Isaias 59: 1-2). 
            Na seqüência da leitura do texto de Gênesis 3, vimos que o homem foi cobrado pelo seu erro e o preço que pagou foi muito alto. Resultou na expulsão do Jardim do Éden (Gênesis 3:23), a fim de lavrar a terra e tirar dela o seu sustento.
            É muito triste termos que afirmar que dali em diante, o homem passou a ser considerado de alta periculosidade, pois no versículo 24 de Gênesis 3, temos o relato de que foi colocado na entrada do Jardim do Éden, Querubins com espada que se revolvia, para impedir que o homem entrasse novamente naquele local, pois não era mais digno de ali freqüentar.

1.2-     UMA HERANÇA :  O pecado passou a fazer parte da raça humana, pois já nascemos com ele dentro de nós. É como uma doença genética ou hereditária. Somos pecadores pôr natureza e inclinados para o mal ( Romanos 5:12 e Salmos 51:5) .

1.3-     O PECADO TRAZ A MORTE  : O texto de Romanos 6:23 afirma que “O salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna “. 
Podemos afirmar que a morte existe sob dois aspectos: 1) morte física, que separa a alma do corpo (que chamamos de 1ª morte); 2)- morte espiritual, a que separa a alma de Deus (que é a 2ª morte), e aqueles que morrem nesta condição, assim permanecerão também na eternidade ( Apocalipse 20:15 e Hebreus 10:31) .

O coração de Deus não se alegra pelo fato do homem ser submetido à 2ª morte. Vejamos o que diz Ezequiel 18: 32: “PORQUE NÃO TOMO PRAZER NA MORTE DO QUE MORRE, DIZ O SENHOR JEOVÁ; COVERTEI-VOS POIS E VIVEI”.



                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário