quarta-feira, 23 de março de 2011

PREPARE-SE PARA O ENCONTRO COM O NOIVO

Texto Bíblico: Mateus 25: 1-13 – As dez virgens.     

Estamos diante de um texto que nos fala dos tempos finais, ou seja, da segunda vinda de Cristo. Ao pronunciar esta parábola, Jesus abre as cortinas do tempo e nos mostra a realidade de Sua volta (Apocalípse 19:11) e também chama nossa atenção para permanecermos vigilantes e atentos, pois o dia e hora desses acontecimentos, não sabemos (Mateus 24: 36).

Cristo nos revela claramente através desse grupo das dez virgens, o quanto os cristãos são diferentes uns dos outros em suas atitudes e procedimentos. Vejamos:

a)- as cinco moças sensatas ou prudentes, estão representando a Igreja fiel, que mesmo nos momentos de adversidade e de perseguição, não negou o nome de Cristo. A Igreja que se manteve vigilante, que buscou sempre a plenitude e a orientação do Espírito Santo. Que nunca deixou esgotar o combustível necessário (representado na parábola pelo azeite), para manter sempre acesa a chama do amor, da comunhão, da compreensão e da fidelidade a Deus.  
A igreja sensata e prudente é aquela que não olha para as circunstâncias e sim para as oportunidades. É aquela que entra pela porta que Cristo abre (Apocalípse 3:8) e cumpre a sua parte, sem se preocupar com os problemas que haverão de surgir.
A Igreja sensata e prudente é aquela que não deixa o Senhor Jesus, do lado de fora dos seus planos e objetivos, mas trabalha junto com Ele e busca Sua orientação e segurança.
A igreja sensata e prudente é a que vai ser arrebatada; é a grande multidão que o apóstolo João vê e está registrado em Apocalípse 7: 9-10. É a igreja que ficará à direita de Cristo no dia do grande julgamento, e ouvirá a Sua voz dizendo: “Vinde benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” Mateus 25: 34.

Diante destas evidências, é necessário que tenhamos uma vida cristã de total compromisso e de fidelidade a Deus, mesmo que isso implique que tenhamos de passar por tribulações e adversidades:  Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida eterna (Ap. 2:10).

b)- quanto às cinco virgens insensatas ou néscias, elas estão representando os descompromissados, aqueles que estão distantes e insensíveis aos apelos de Cristo. São os que estão brincando de serem cristãos. Vejamos o que diz  Gálatas 6:7 : “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.

São aqueles que não buscam a plenitude do Espírito Santo em suas vidas. Nunca se importam em conservar o combustível (o azeite) para manterem acesa a chama que nos impulsiona para um viver de fidelidade e de compromisso.
São insensíveis ao sofrimento e à dor do seu irmão. Estão distantes e alheios aos anseios e necessidades da Igreja.
É importante observarmos nesta parábola, que as dez virgens caminhavam juntas ao encontro do noivo e ao que tudo indica elas até se conheciam.
No entanto, o texto nos diz que quando o noivo chega inesperadamente, as cinco moças prudentes não puderam ceder do azeite de suas lâmpadas, para as cinco néscias ou sem juízo, mesmo sendo suas conhecidas. O procedimento das moças prudentes nesse ato tem um significado muito profundo: “Se alguém não estiver preparado para ir ao encontro de Cristo, de nada adiantará pedir a intercessão de quem quer que seja, pois cada um responderá pelo óleo da sua lâmpada pessoal”.

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo -Apocalipse 3:20. Portanto, abrir a porta é um ato opcional.

Como dissemos no início, este texto retrata a segunda vinda de Cristo, portanto é um acontecimento futuro. A porta ainda está aberta. A oportunidade ainda está sendo oferecida.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Por isso é necessário e urgente levarmos o cristianismo a sério. Precisamos rever nossos conceitos, atitudes e comportamentos, para que no dia do grande julgamento quando ficarmos diante do trono branco (Apocalípse 20: 11-12), não venhamos a ouvir de Cristo o que está relatado em Lucas 13: 22-30, especialmente os versos 25 a 27.

Pense seriamente nisso e que Deus abençoe as nossas vidas.  AMEM


           







Nenhum comentário:

Postar um comentário