sexta-feira, 27 de maio de 2011

OUVIDOS ATENTOS Á PALAVRA DE DEUS

TEXTO PARA MEDITAÇÃO: NEEMIAS  8: 1 –4:  “1-Em chegando o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo de ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras , o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel.
2- Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres e de todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o 1º dia do sétimo mês.
3- E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei.
Após setenta anos de um terrível cativeiro na Babilônia, os israelitas estavam de volta à terra Natal (Jerusalém). O povo estava carente de ouvir a leitura da Palavra de Deus, pois com toda certeza na Babilônia, nação extremamente pagã e idólatra, esse privilégio não lhes era concedido.
Sete meses já haviam decorrido desde o regresso da Babilônia, quando se deu o episódio narrado no texto. Esdras que era sacerdote efetuou a leitura da Lei de Deus, desde o raiar do sol até ao meio dia. Foram momentos de grande comoção. De acordo com o verso 6 do referido texto, os israelitas num gesto de gratidão e de sincero louvor, ergueram as mãos aos céus, e em seguida ajoelharam-se quebrantados diante do Senhor Deus, com o rosto em terra. Os israelitas tomaram consciência de quão distantes estavam de Deus e era urgente uma reconciliação.
Para reflexão: Como está a sua vida espiritual? Será que você tem se distanciado dos caminhos do Senhor?
Prosseguindo na leitura desta historia emocionante, aprendemos algumas lições que passamos a mencionar:
1ª lição: - “Ouvir e guardar os ensinamentos de Deus” –
Ainda no capítulo 8 verso 12, vamos encontrar que todos foram para suas casas, comeram e beberam alegremente. Repartiram entre si o que tinham, porque haviam entendido os ensinamentos contidos na Lei do Senhor, que acabara de ser lida pelo sacerdote. Somente quando entendemos e colocamos em nossos corações os ensinamentos da palavra de Deus, é que mudamos nossas atitudes e comportamentos. Podemos efetuar a leitura da Bíblia Sagrada todos os dias, mas se não praticarmos as ricas lições encontradas nestes Livro Sagrado, em nada somos edificados.
Vejamos o que diz os Salmos 119:11: “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti”. Eis o grande segredo para evitarmos que o mal possa prosperar em nossas vidas.
2ª lição: “Confissão de pecado e adoração”
Indo para o Capítulo de nº nove versículos três e cinco do mesmo livro de Neemias, vimos que quando terminaram de ouvir a leitura da Lei, os israelitas confessaram os seus pecados e adoraram a Deus. É muito importante observarmos a ordem de como as atitudes foram tomadas: confessaram seus pecados. Somente após estarem com seus corações purificados de todo mal (o que obtiveram com o perdão por parte de Deus), é que puderam adorar e louvar ao Senhor com toda contrição. Deus não se agrada da nossa adoração, quando nossas atitudes não condizem com seus ensinamentos.
Para reflexão: se você estiver afastado dos caminhos de Deus, é necessário um retorno urgente, pois o Senhor Jesus Cristo deixou registrado no livro de Mateus 24: 42:FIQUEM VIGIANDO, POIS VOCES NÃO SABEM EM QUE DIA VAI CHEGAR O SEU SENHOR”.
Portando não demore em tomar tal decisão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário