sexta-feira, 27 de maio de 2011

NÃO DEVEMOS OLHAR PARA AS CIRCUNSTÂNCIAS

“TEXTO PARA MEDITAÇÃO :  Mateus 14: 22-33
Ao lermos o texto indicado, deparamos com uma das mais belas cenas ocorridas na historia de Jesus com seus discípulos.
Imaginemos um barco já bem distante da terra, sendo açoitado por ondas bravias, balançando fortemente de um lado para outro, porque o vento naquele momento soprava ao contrário do que era esperado. Nesse barco estavam os doze discípulos do Grande Mestre, todos apavorados e inseguros.
A insegurança deveu-se ao fato de que Jesus os havia deixado e ido a um monte para orar e com certeza também meditar.
Lendo o contexto isto é, Mateus 14: 1-12 entendemos que o Senhor Jesus estava nessa ocasião vivendo um momento de grande tristeza e angustia. Pois João Batista que viera preparar o caminho para que Ele pudesse iniciar Sua missão, havia sido assassinado (decapitado) por ordem de Herodias que era cunhada de Herodes. Ambos pretendiam se casar, no entanto João mostrou-se contrario a essa união, pois o marido de Herodias ainda vivia. Esse foi o único motivo para tão hediondo crime.
Voltando ao texto em foco, observamos que de repente surge um vulto que os apóstolos não puderam de momento identificar, que andava com toda naturalidade e suavemente sobre as águas agitadas.  Que momento glorioso!. Que cena indescritível!.
Após confirmação de que era mesmo Jesus que realizava tão extraordinário milagre, Pedro toma a iniciativa e se põe a caminhar também sobre as águas (Pedro sempre agia com desprendimento). Tudo estava indo tão bem, até que a confiança bateu de frente com o medo e ele teve sua fé bloqueada. Desviou o olhar do Mestre e o focou nas circunstâncias.
Pedro começou a submergir e pediu ajuda Àquele que pode todas as coisas. Jesus simplesmente estendeu a mão e salvou o apavorado discípulo.
Observamos que Pedro foi o único daquele barco a reagir com fé. Por ter tomado a iniciativa de sair do barco, teve o privilégio de experimentar o grande poder de Deus, oportunidade que os demais não souberam aproveitar. É importante lembrarmos que Jesus não censurou o apóstolo pelo fato de ter saído do barco, mas por ter o mesmo olhado na direção oposta.
Algumas lições que aprendemos com esse texto:
1)- Manter o olhar sempre fixo na pessoa do Senhor Jesus Cristo, porque somente Ele o unigênito Filho de Deus é que pode nos salvar (João 3:16);
2)- Quando estivermos enfrentando as tempestades da vida e o “nosso barco prestes a naufragar”, é a Cristo que devemos pedir socorro e deixarmos que Ele nos segure com sua forte e poderosa mão. Foi assim com Pedro e assim também será conosco, pois Cristo é imutável.
3)- Devemos sair do “barco” que aqui está simbolizando o nosso comodismo, a falta de interesse e compromisso com o trabalho de Deus. Lembre-se que é mais seguro estarmos com Cristo em alto mar, no que no conforto de um transatlântico sem a Sua presença e proteção.
4)- Nunca devemos ficar presos às circunstâncias e obstáculos. Nosso olhar deve ir muito além desses horizontes. Lembre-se que Davi não se deixou intimidar com toda aquela fortaleza que era o gigante Golias. Ele buscou ao Deus que está acima e além de todas as coisas, e com tal confiança derrotou o gigante que ameaçava a paz dos israelitas (I Samuel 17: 45-49).
GLORIA A DEUS.


3 comentários:

  1. Lidia por que vc parou de publicar estudos bíblicos. São bênçãos em nossa vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Mensagem impactante!!!! Realmente o nosso Deus é tremendo... É o mesmo onte... Hoje e o será eternamente!!!!

    ResponderExcluir