quarta-feira, 9 de novembro de 2011

" JONAS UM PROFETA DESOBEDIENTE"

TEXTO: JONAS 1: 1-17


O texto em questão nos mostra que os habitantes da capital da Assíria, que tinha por nome Nínive, estavam vivendo em completa degradação moral. Os pecados daquela cidade eram de tamanha proporção, que o Senhor Deus, diz ao profeta Jonas, que “a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos” (versículo dois). O Senhor Deus então, ordenou ao profeta que fosse levar Sua mensagem à cidade de Nínive e se houvesse por parte daquela gente um arrependimento sincero e uma conversão genuína, Ele não destruiria a cidade.
Deus concede oportunidades. Ele é sempre misericordioso.
Jonas conhecia bem os ninivitas. Sabia de suas atrocidades contra seus inimigos. Ao que tudo indica o profeta não ficou feliz por saber que Deus derramaria o Seu imenso amor sobre aquele povo que estava vivendo tão distante dos Seus caminhos, caso houvesse um arrependimento sincero. 
O versículo três nos diz que Jonas se aprontou, mas ao invés de viajar para Nínive embarcou em um navio que estava de saída para Társis. Tomando tal decisão o profeta pensou que poderia fugir da presença de Deus.
No livro de Jó 34: 21-22, encontramos o seguinte texto: “Porque os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um, e Ele vê todos os seus passos. Não há trevas nem sombra de morte onde se escondam os que praticam a iniqüidade”.
Deus tinha um trabalho a ser realizado naquela grande cidade e Ele contava com o profeta para essa tarefa. Mas Jonas O decepcionou. Quantas vezes temos agido da mesma maneira. Deus nos dá uma direção e agimos com teimosia não obedecendo à Sua ordem.
Por ter desobedecido ao Senhor, Jonas pagou um alto preço. Em alto mar a presença de Deus foi manifesta, através de uma forte tempestade. O verso de numero quatro diz “que o navio estava para quebrar-se”. Por causa da desobediência de um só homem, todas aquelas pessoas estavam correndo risco de morte.
Jonas, no entanto dormia tranqüilo, sem se dar conta do que estava acontecendo. Tantas vezes não nos envolvemos com o trabalho de Deus. Somos acomodados, ficamos dormindo na nossa zona de conforto, não tomamos conhecimento de o quanto Deus precisa da nossa atuação. “A seara é grande, mas poucos são os ceifeiros” (Mateus 9: 37).
A carga do navio foi jogada ao mar e no entanto, a tempestade continuava cada vez mais bravia, porque naquele vento tão forte que jogava o navio de um lado para outro estava a presença do Deus de Jonas (verso nove).
Por decisão do próprio profeta (verso doze) os marinheiros o jogaram no mar e as ondas que estavam tão agitadas, repentinamente se acalmaram porque o nosso Deus é Senhor da lei da gravidade, do vento e das ondas. Ele é o Senhor absoluto de todas as coisas. Tudo está sob o Seu maravilhoso comando.
Pela grande misericórdia de Deus, um grande peixe engoliu o teimoso profeta, que ali permaneceu por três dias e três noites (verso dezessete). Passado esse tempo ele foi lançado na praia.
Juntamente com Jonas aprendemos neste texto uma grande lição: que de nada adianta fugirmos da presença do Deus vivo, porque Ele nos encontra em qualquer lugar que tenhamos ido. Nunca podemos nos esquecer de que Deus é: “ONIPOTENTE, ONISCIENTE E ONIPRESENTE”.

9 comentários:

  1. Lida é lindo, util, simples como deve ser tudo o que é Deus. E sabio!
    Estou encantada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. A vontade de Deus deve ser feita, uma vez que o desejo de Deus é que todos se salvem, e devido a isso os servos devem proclamar á humanidade a necessidade de arrependimento, para não serem destruídos.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Agradecida Robson pelo seu comentario

      Excluir
    2. Quer nos sejamos mais obedienti
      Naprezença do nosso senhor
      Jesus Cristo .

      Excluir
  4. Texto maravilhoso, me sei q vai me ajudar bastante na pregação de hoje, td bem detalhado, resumido e de fácil entendimento ao leitor. Parabéns!
    #SerObediente.. obedecer trás bençãos e desobeder, maldição! Que a paz do Senhor Jesus Cristo permaneça conosco, amém! 😘

    ResponderExcluir
  5. As vezes isso acontece porfraqueza estou falando de mim mesmo e não tenho vergonha de falar sei que tudo depende da minha fé também tenho que me esforçar e não errar mais não consigo o que devo fazer

    ResponderExcluir
  6. Bom dia , muito bem explicado, que Deus Continue te Abençoando.

    ResponderExcluir