sexta-feira, 7 de outubro de 2011

INTERCESSÃO


            “O Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, traz a seguinte definição:” Interceder é intervir a favor de alguém”.

            Kenneth E. Hagin, no seu livro A Arte da Intercessão, diz o seguinte:” Um intercessor é aquele que toma o lugar de outra pessoa, pleiteando a sua causa “.
           
            Se formos refletir mais profundamente sobre o assunto, vamos descobrir que as pessoas têm se preocupado com tantas outras coisas dentro das igrejas, e não tanto como deveriam, com a intercessão.
            Não é muito comum encontrarmos em algumas igrejas, grupos específicos de intercessores. Essa carência já havia sido observada no Antigo Testamento, mais precisamente no livro de Ezequiel 22:30, quando o Senhor Deus procurou alguém com as características de um intercessor, mas não encontrou. Vejamos o que diz o texto :
“Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que Eu não a destruísse, mas a ninguém achei”.
            Quando estava angustiado, Jó expressou o desejo de ter alguém que pudesse ajudá-lo a restaurar o seu relacionamento com Deus, mas não conseguiu essa ajuda, tanto que se expressou da seguinte maneira: “Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos” ( Jó 9:33). Em outras palavras, naquele momento Jó só estava precisando de um intercessor.
            Conhecedores que somos da historia daquele grande homem de Deus, sabemos perfeitamente que ele possuía três amigos e seus nomes eram: Zofar, Elifaz e Bildade. No entanto, ao invés de intercederem junto a Deus pelos sofrimentos de Jó, eles agiram de maneira nada recomendável, pois só lhe fizeram acusações e pré-julgamentos. Isso explica o desabafo de Jó no texto mencionado. 
            Interceder, significa literalmente “interpor-se” ou “ colocar-se entre” .
            É interpor-se entre Deus e alguém, que esteja precisando da misericórdia divina e implorar por libertação.
            É se colocar na brecha do muro, de que fala Ezequiel 22: 30, a favor daqueles pelos quais Cristo derramou o seu sangue.
            É também clamar para que a graça de Deus os alcance.
            É passar horas a sós na presença de Deus, pedindo por alguém que esteja necessitado.
            Temos na Bíblia, exemplos de pessoas que usaram a intercessão em favor de alguém:
            a)- a de Abraão, quando Deus estava para destruir Sodoma e Gomorra ( Gênesis 18 : 22 – 32);
            b) a de Moisés, quando clamou a Deus pelo povo ( Êxodo 32: 11-14 e ainda no mesmo capítulo, os versos 30-32).
           
            Temos ainda o texto de Jeremias 29: 14, onde o próprio Deus está afirmando que não deixará que seu povo escolhido, fique à mercê dos seus inimigos, mas que mediante Sua sublime intercessão o trará de volta do exílio para onde havia sido levado.
           
            Porém, o maior exemplo de intercessor de que temos conhecimento, é o do Senhor Jesus Cristo. Ele exerceu seu ministério entre os homens, por cerca de três anos e meio no entanto, a intercessão foi a sua grande marca. Vejamos alguns exemplos:

            a)- pelo apóstolo Pedro (Lucas 22: 31-32);
            b)- pelos seus escolhidos, na oração sacerdotal ( João 17);
            c)- por mim e por você ( João 17:20);
            d)- pelas pessoas que O crucificaram (Isaías 53:12 e Lucas 23:34).
            Essa preocupação de Jesus não foi somente enquanto estava na terra. Desde que subiu ao céu, continua em constante intercessão por nós, junto ao Pai.
            Na 1ª carta de Paulo a Timóteo 2: 5, ele afirma:  Porque há um só Deus e um mediador. Entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” .
            Em 1ª João 2: 1 encontramos: “ Filhinhos estas coisas vos escrevo, para que não pequeis. Se todavia alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo “.    Ler também Hebreus 7: 25.
            Fazendo mais uma referência ao texto de Ezequiel 22:30, onde Deus afirma que não encontrou ninguém que pudesse interceder pelo povo, hoje também muitas igrejas estão bastante carentes desse sublime ministério.
            Quando existem genuínos intercessores, almas se convertem. A base para o crescimento de uma Igreja está no poder da intercessão. Se as Igrejas querem ver pessoas arrancadas do lamaçal do pecado, é necessário investirem em verdadeiros intercessores.
            Não há fórmulas, métodos ou estratégias mais eficientes, do que o poder da  oração.
            É bom observarmos que quando deixamos de interceder, estamos cometendo pecado ( I Samuel 12: 23). No entanto, quando nos dispomos à essa prática, recebemos  também os beneficios ( ler Jó 42:10) .
                       
                                   QUALIFICAÇÕES DE UM INTERCESSOR :

            Algumas qualificações são essenciais a um intercessor e devem ser aqui especificadas:
            a)- precisa ter uma convicção absoluta do poder de Deus;
            b)- ter profunda preocupação com a Glória de Deus;
            c)- um íntimo relacionamento com Ele. É preciso estar diante Dele e Lhe falar com franqueza, porém com reverência;
            d)- deverá ser movido por um profundo sentimento de amor e de compaixão por quem irá interceder.

            Finalizando, podemos afirmar que não existe um chamado mais alto, que o de intercessor.
            Quando alguém se dispõe a abraçar este ministério, terá chegado ao próprio Deus. Não será visto pelos homens, porque é uma posição invisível a eles; mas no reino de Deus, suas orações terão o devido valor no tempo e na eternidade. Tanto é verdadeira esta afirmativa, que em Apocalípse 8: 4 encontramos o seguinte texto: “ E DA MÃO DO ANJO SUBIU À PRESENÇA DE DEUS, A FUMAÇA DO INCENSO, COM AS ORAÇÕES DOS SANTOS “ .

                        “Amem. Toda honra e glória sejam dadas somente a Ti                         Senhor “”

Um comentário: