1.1- No momento em que ocorre uma conversão genuína e a pessoa reconhece a sua condição de pecado, ela recebe o Espírito Santo, que agora faz parte de sua vida, e o seu corpo passa a ser o templo do Espírito Santo.
O apóstolo Paulo, na I carta aos Coríntios 6: 19-20, escreveu o seguinte : “Será que vocês não sabem que o corpo é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e foi dado por Deus ? Pois Deus os comprou e pagou o preço. Portanto, usem os seus corpos para a glória Dele “.
Esta pergunta de Paulo é profunda e necessita de uma reflexão . Medite um pouco sobre o texto; se preciso for leia-o novamente.
É como se o apóstolo estivesse afirmando: “O Espírito Santo está em vocês e os seus corpos são o Seu templo, então como é que, diante desta realidade vocês se deixem contaminar pelas coisas do mundo ? Vocês não devem permitir que a chama do Espírito Santo, seja extinguida e que procedimentos que não estejam de acordo com a vontade de Deus, ocupe espaço em suas vidas”.
É assim que devemos entender o que Paulo quis dizer àqueles crentes de Corinto. Estas palavras devem nos preocupar também, como crentes que somos desta atualidade.
Será que podemos nos considerar “templo do Espírito Santo ou de mantermos nossa identidade cristã diante de tantas oportunidades e atrações que a modernidade coloca à nossa disposição? “.
A nossa oração constante deve ser : “Senhor, diante de tantos atrativos que o mundo me oferece, que a Tua presença em mim, se faça por intermedio do Teu Espírito Santo “.
É importante que você saiba que o Espírito Santo constantemente se opõe ao mundanismo que tem procurado cercar a nossa vida cristã. Ele age de várias maneiras : nos conforta, nos anima, nos dá força, nos enche de paz, convence do erro que cometemos, intercede junto a Deus com gemidos inexprimíveis ( ou inexplicáveis ), ensina como devemos orar, etc. ( leia os seguintes textos : João 14: 15-17; João 15: 7-8; João 16:8 e Romanos 8 : 26-27 ).
No livro de Efésios 4:30 lemos : “E não entristeçam o Espírito Santo de Deus. Porque o Espírito Santo é a marca de propriedade de Deus em vocês e a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará ".
Este texto nos dá a convicção que o Espírito Santo, tem reações emocionais, pois fica triste quando falhamos ou quando o nosso procedimento não está de acordo com os ensinamentos de Deus.
Ele se importa comigo e com você, a tal ponto que, diante de nossos fracassos, sente a nossa queda e chora por nós. É lamentável dizermos que quando isso ocorre em nossas vidas, o orgulho e a falta de humildade, nos impede de percebermos o erro cometido, e enquanto pensamos que tudo está bem, o Espírito Santo já está chorando por nós junto a Deus, com gemidos inexprimíveis, como vimos acima.
É necessário também que você saiba que, mesmo entristecido com as nossas falhas, Ele não nos abandona. Nós é que nos afastamos movidos pelas nossos erros e desacertos. Mesmo entristecido conosco, permanece com os seus cuidados, não nos deixa caídos e nos ajuda a levantarmos .
“Não extingais o Espírito Santo “ (I Tes. 5:19 ) . No Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra extinguir tem os seguintes significados: apagar, amortecer, abrandar, aniquilar. E exatamente é a isto que Paulo se refere; que não diminuamos ou que não amorteçamos a atuação do Espírito Santo sobre nós.
Muitas vezes ficamos acomodados, omissos e até indiferentes ao trabalho na obra de Deus e assim vamos perdendo o nosso contato, ou sintonia com Ele. Quanto trabalho tem na seara, tantas oportunidades nos são oferecidas, porém preferimos vidas vazias, sem desafios espirituais.
No entanto, se dermos lugar à ação do Espírito Santo em nossas vidas, as pessoas verão a Sua presença em nós, pelo testemunho e também pelos frutos que produziremos, conforme registrado em Gálatas 5: 22-23 .
Meu amado irmão, que a sua vida cristã seja ricamente abençoada e lembre-se: “Você lançou mão do arado e não pode olhar para trás”. AMEM . GLÓRIA AO SENHOR DEUS, A ELE TODA HONRA E LOUVOR .